Horário de funcionamentoDe terça-feira a domingo: 10.00h - 18.00h
Horário de funcionamentoDe terça-feira a domingo: 10.00h - 18.00h
Museu PO.RO.S de Condeixa-a-Nova celebra cinco anos

Notícias

Museu PO.RO.S de Condeixa-a-Nova celebra cinco anos

  •  
NOTÍCIA29ABRIL 2022
Notícias
  • Museu PO.RO.S de Condeixa-a-Nova celebra cinco ano 0
    Na imagem Museu PO.RO.S de Condeixa-a-Nova celebra cinco ano 0
Cinquenta e cinco mil pessoas visitaram o Museu Portugal Romano em Sicó (PO.RO.S), em Condeixa-a-Nova, desde a abertura há cinco anos deste equipamento cultural que tira partido das novas tecnologias.
 
 
O museu municipal vai celebrar o quinto aniversário, no dia 07 de maio, com o espetáculo musical "CRASHH - Playing with Condeixa", que envolve associações locais e dezenas de pessoas da comunidade.
"O PO.RO.S já faz parte das referências culturais de Condeixa. É um museu de referência da região e até com importância nacional", disse hoje o presidente da Câmara, Nuno Moita, à agência Lusa.
 
 
Descontando o tempo de inatividade devido à pandemia da covid-19, o PO.RO.S "funcionou na prática apenas três anos e meio", tendo registado 55 mil visitas neste período, com destaque para alunos de escolas de diferentes pontos do país, afirmou.
"Queremos mais visitação, com mais ligação ao turismo do concelho e da região", adiantou o autarca, congratulando-se com "a forma como o museu, através das tecnologias, tem conseguido transmitir a herança do Portugal romano" às pessoas.
 
 
Nuno Moita salientou que o PO.RO.S tem parcerias firmadas com o parque temático Portugal dos Pequenitos, de Coimbra, e com o Exploratório - Centro Ciência Viva de Coimbra.
"Estamos agora a ultimar também uma parceria com a Universidade de Coimbra", revelou.
 
Em 2017, a Câmara de Condeixa-a-Nova, no distrito de Coimbra, instalou o PO.RO.S na Quinta de São Tomé, onde decorrerá o espetáculo "CRASHH - Playing with Condeixa". Nesta produção musical, cujos ensaios começaram esta semana, participam voluntários do concelho indicados pelas seguintes entidades: Associação de Autocaravanismo Portuguesa, Grupo Folclórico e Etnográfico da Casa do Povo de Condeixa, Grupo de Reconstituição Histórica de Condeixa, Programa Sénior do Município, Rancho de Eira Pedrinha, Oficina de Teatro de Condeixa e Youth.CDX.
"As pessoas responderam muito bem à iniciativa", disse à Lusa a coordenadora do Museu Portugal Romano em Sicó, Ana Carina Valadas.
 
Após dois anos de pandemia, o PO.RO.S tende a retomar a normalidade e recebeu cerca de 1.500 visitantes só em abril. "Estamos em franca recuperação, as escolas estão a voltar", adiantou Ana Valadas.
Na sua opinião, "é importante marcar" a efeméride do quinto aniversário, "após estes dois anos tão difíceis para todos, em que os museus foram os primeiros a fechar e os últimos a abrir".
 
"Até à apresentação do espetáculo, uma equipa de músicos e formadores dirige sessões com a comunidade, procurando proporcionar experiências de contacto com a música e a performance", informou o município em comunicado. Ao longo da formação, "através da experiência artística, serão trabalhadas valências diferenciadas e proporcionados momentos de reflexão". "Serão potenciadas a criatividade, o trabalho em equipa, a comunicação não-verbal e a tolerância à frustração, de uma forma informal e lúdica", segundo a nota.
 
 
Em "CRASHH", "tudo o que produz som é pretexto para compor música", mas também "tudo é oportunidade e suporte para fazer combinar sons". O espetáculo musical do dia 07, às 21:30, vai decorrer no pátio do PO.RO.S, com entrada gratuita, mas sujeita à apresentação de bilhete, que deve ser levantado na receção do museu.
 
Fonte: https://www.rtp.pt/noticias/cultura/museu-poros-de-condeixa-a-nova-celebra-cinco-anos-e-55-mil-visitantes_n1401425