Horário de funcionamentoDe terça-feira a domingo: 10.00h - 18.00h
Horário de funcionamentoDe terça-feira a domingo: 10.00h - 18.00h
Fundação Bissaya Barreto
Faça parte desta iniciativa
Faça parte desta iniciativa
Faça parte desta iniciativa

Portugal dos Pequenitos

Portugal dos Pequenitos

 

A Fundação Bissaya Barreto é uma instituição particular de solidariedade social de utilidade pública, sedeada em Bencanta, Coimbra. Prossegue, desde a sua criação, em 1958, o objetivo de dar continuidade à Obra Social criada e legada pelo patrono, Fernando Bissaya Barreto, ilustre médico e professor universitário que, na região centro do país, edificou e orientou alargada rede de organismos assistenciais, educacionais, formativos e culturais, num exemplo de ímpar visão e empreendedorismo social. 

No âmbito da sua ação em defesa da criança, Bissaya Barreto idealizou este parque-jardim, de características únicas, como extensão pedagógica e lúdica da Casa da Criança Rainha Santa Isabel (creche e jardim de infância), que, ainda hoje, aqui se mantém em funcionamento. O parque-jardim foi inaugurado a 8 de junho de 1940.

O arquiteto responsável pelo projeto foi Cassiano Branco, um dos maiores nomes da arquitetura moderna portuguesa.

Nos finais da década de 30 e inícios da de 40 do séc. XX, deu-se início à construção da primeira fase do Portugal dos Pequenitos, constituída pelo conjunto de casas regionais portuguesas. A segunda e terceira fases correspondem ao espaço ilustrativo dos principais monumentos do país e à representação etnográfica e monumental dos atuais países africanos de Língua Oficial Portuguesa, do Brasil, de Macau, da Índia e de Timor, respetivamente. Este espaço proporciona a todo o tipo de público, tanto crianças como adultas, um contacto com diversos aspetos culturais da etnografia portuguesa e dos países suprarreferidos, nomeadamente, mobiliário, traje e artesanato, tudo numa escala apropriada ao entretimento do visitante mais pequeno, como também do adulto, sendo ainda contempladas as diferentes tipologias arquitetónicas de Portugal.

O Portugal dos Pequenitos é um parque-jardim representativo do Património Arquitetónico de Portugal, não só no que respeita aos distintos estilos arquitetónicos, como às diversas tipologias de construção, realizadas de acordo com os diferentes fatores geomorfológicos de cada região e, ainda, a todo um conjunto de ofícios tradicionais.

 

Em que consiste o protocolo celebrado entre a Fundação Bissaya Barreto e o PO.RO.S - Museu Portugal Romano em Sicó?

O protocolo pretende promover a colaboração entre as instituições nomeadamente em estratégias de divulgação conjunta, cooperação nas vertentes educativa, social e cultural e descontos de bilhética para os visitantes.

 

Que descontos são aplicados na bilhética dos espaços? 

- 15% de desconto no bilhete do Portugal dos Pequenitos aos visitantes que apresentem bilhete do PO.RO.S - Museu Portugal Romano em Sicó na tipologia "normal", "junior", "jovem" e "sénior" durante 3 meses após a aquisição;

- 15% de desconto no bilhete do PO.RO.S - Museu Portugal Romano em Sicó aos visitantes que apresentem bilhete do  Portugal dos Pequenitos na tipologia "criança (3-13 anos)", "jovens e adultos (14 - 64 anos)", e "sénior (+ 65 anos)" durante 3 meses após a aquisição;

- 15 % de desconto aos funcionários da Fundação Bissaya Barreto no PO.RO.S - Museu Portugal Romano em Sicó;

- 15 % de desconto aos funcionários da Câmara Municipal de Condeixa no Portugal dos Pequenitos;

- 10% de desconto às valências educativas da Fundação Bissaya Barreto no PO.RO.S - Museu Portugal Romano em Sicó;

- 10% de desconto às valências educativas da Câmara Municipal de Condeixa no Portugal dos Pequenitos.