Horário de funcionamentoDe terça-feira a domingo: 10.00h - 18.00h
Horário de funcionamentoDe terça-feira a domingo: 10.00h - 18.00h
Exposição temporária
Venha viajar para o mundo romano.
Venha viajar para o mundo romano.
Venha viajar para o mundo romano.

Filhos de uma Terra de Artistas  Manuel Filipe e Fernando Namora

Filhos de uma Terra de Artistas 
Manuel Filipe e Fernando Namora

Num tempo histórico-político conturbado, com uma crise económica e com sistemas políticos totalitários instaurados, surge um movimento artístico e literário intitulado neorrealismo. Falamos da década de 40 do século XX. Em Portugal este movimento destaca-se nas mais variadas áreas. Manuel Filipe e Fernando Namora são duas das figuras que o marcam: o primeiro na pintura, o segundo na literatura. Para além disto, há algo mais que os une: Condeixa, terra natal de ambos. Esta exposição cruza dois olhares que veem o mesmo mundo e o retratam com a mesma força: a pintura de Manuel Filipe em estreito diálogo com a narrativa de Fernando Namora.

Pedimos emprestada a Fernando Namora a expressão Filhos de uma Terra de Artistas, que o próprio usa numa homenagem que lhe é dirigida, referindo-se a Manuel Filipe e tantos outros condeixenses que parecem esquecidos.

 

Esta exposição inaugura no dia 18 de maio, Dia Internacional dos Museus, às 19 horas, com uma apresentação no auditório do Museu PO.RO.S e estará patente na Sala de Exposições Temporárias do Museu até ao dia 2 de outubro.  

 

Exposição temporária 0